MANEJO

1º) FOMAÇÃO DO PLANTEL:

O primeiro passo é definir qual o tipo de dialeto (cantoria) você pretenderá ensinar, e o estilo da sua criação, pois o sucesso canoro dos futuros filhotes dependerá muito das opções que você terá de fazer agora, quanto à genética do plantel no tocante a canto longo, canto curto, temperamento (Fibra), repetição etc. É neste momento que será determinado o futuro da sua criação, e a garantia dos investimentos. "Lembre-se que não se tira leite de pedras".
2. Feitas às definições, você não deve adquirir em nenhuma circunstância, nem mesmo por doação pássaros sem comprovação testemunhal e documental de procedência. Prefira casais que já tenham produzido bons resultados ou que pelo menos sejam descendentes, ascendentes, irmãos ou irmãs de Curiós que tenham se destacado. Após longos estudos e anos de prática na criação de curió, chego - se as seguintes conclusões, é impossível criar um curió campeão sem um estudo profundo de sua genética, fenótipo e comportamento, pois é, só assim que conseguimos traçar mapas de reprodução. Assim, tornado menos árdua a difícil escolha de com que macho cobri-las.
3. A documentação legal deve estar impecável, a numeração do anel no tarso do pássaro deve ser minuciosamente conferida em todos os seus caracteres não restando dúvidas quanto à clareza do seu CTP (IBAMA) que deve Ter todos os campos preenchidos e não conter rasuras.
4. Procure fazer contato com criadores previamente selecionados por você, e que atendam as suas definições, para agendar uma visita ao seu criadouro com vistas à aquisição de filhotes fêmeas. No dia da visita você deve fazer-se acompanhar de preferência de um assessor, criador mais experiente que conheça o plantel ora visitado, e que seja da sua confiança, caso contrario contará apenas com a sua intuição e com as sugestões do criador visitado que poderá ajuda-lo a escolher. Em nenhuma circunstância adquira fêmeas com mais de seis meses o ideal seria três meses, para que façam a muda de ninho na casa nova, ou seja, no seu criadouro. Lembre-se a padreação dos pássaros a adquirir é o maior determinante da escolha, vá já sabendo o que quer, não se deixe levar por pechinchas ou oportunidades imperdíveis, só compre filhotes com três meses procedentes de pais que atendam aos seus critérios e definições.
5. Repita a visita a um maior número de criadores, pois sendo assim terá maior possibilidade de escolha e conseqüentemente poderá decidir por pássaros que atendam as definições com preços mais acessíveis. Um plantel bem diversificado quanto a linhagens tem muitas vantagens para quem inicia, garantindo uma maior possibilidade de sucesso em curto prazo. As definições para fixação de caracteres desejáveis devem ficar para mais tarde quando a criação já estiver em pleno estabelecimento e você já conhecer o potencial genético de cada fêmea e a linhagem a qual ela pertence. Ao passar do tempo, você irá adquirindo o conhecimento do seu plantel e ai sim, poderá efetuar novas seleções em cima desta ou daquela linhagem com muito mais segurança, buscando o aprimoramento genético. Acredito que a aquisição de oito fêmeas, duas em cada criadouro seja o ideal para formação do plantel que necessitará apenas de um padreador.
6. Os pássaros adquiridos devem possuir atestado de sanidade animal assinado por medico Veterinário, se forem viajar devem ainda possuir GTA - Guias de Transporte Animal para silvestres emitidas pelos Órgãos competentes ou Veterinários credenciados para tal fim em talonário próprio fornecido pelo Ministério da Agricultura.
7. Ao chegarem ao criadouro, inicia-se um processo de quarentena com as aves separadas em gaiolas de arame com pintura eletrostática de fundo gradeado e bandejas revestidas com papel, que será substituído de dois em dois dias. Como as aves possuem aproximadamente três meses e é bem possível que ao fim da quarentena já estejam em processo de muda de ninho iniciamos ai ainda na quarentena os preparativos para a muda que se aproxima.

2º) GAIOLAS:

As Gaiolas para reprodução do Curió devem ser específicas para tal fim, o espaçamento entre as faces dos arames (envaretamentos) não devem ultrapassar a 12 mm sobre o risco de fuga dos filhotes. As gaiolas de criação deverão possuir as seguintes dimensões: 32 cm de altura 30 cm de largura e 58 cm de comprimento podendo variar um pouco conforme o fabricante. Deverão possuir divisórias removíveis no meio, grades e bandejas removíveis no fundo.
Os Ninhos são muito importantes, deverão possuir suporte de arame com diâmetro de 8.0 cm e receberem revestimento interno em capa de bucha vegetal de textura fina bem delgada apresentando certa transparência capas de se visualizar os ovos a uma simples olhada por baixo dos mesmos, as bordas deverão ser aparadas com tesoura rente ao aro de arame que forma a borda superior do ninho, não deve fixar a forração de bucha ao suporte a forração deve ficar solta sofrendo apenas pressão com os dedos para molda-la ao suporte. Ficarão estocados em local arejado aguardando o momento de entrarem em cena.

3º) LOCAL & AMBIENTE DO CRIADOURO:

O Criadouro deve ficar perto de você de preferência aonde você passe a maior parte do tempo, você tem que acompanhar a evolução das fêmeas a todo instante. Nesta fase o sossego é fundamental, a princípio só você deve entrar no criadouro, com o passar do tempo (plena reprodução) outras pessoas também poderão.
A Iluminação nas gaiolas deverá ser a natural durante o dia com sol nascente de preferência, o sol é fundamental, mas não deverá bater nas gaiolas durante um período muito prolongado, a ventilação devera arejar o ambiente, contudo sem formação de corrente de ar nem excesso de umidade, o ar deverá estar sempre renovado. As aberturas deverão ser teladas para impedir a entrada de insetos.

4º) ALIMENTAÇÃO:

As sementes deverão constar na alimentação diária em todas as fases da criação. Sempre forneça 50% Alpiste, 30% 10% de senha e 10% de arroz em casca. Poderá ser acrescentado também, Painço branco, Painço verde, Perla, Níger, Aveia, Girassol e Cânhamo.
As sementes são uma das maiores fontes de doenças de um plantel, pois se armazenadas incorretamente ou ficarem velhas geram fungos ( mico toxinas ), deverão ser adquiridas de um fornecedor conhecido e que tenha boa rotatividade nas vendas para garantir sementes novas . Não estocar sementes pôr mais de 30 dias.
Verduras e Legumes:
As verduras podem ser (almeirão ,chicória ,espinafre ,catalonia ) e legumes ( milho, abobrinha, jiló ) poderão ser dados ocasionalmente durante todas as fases da criação. O grande cuidado a se tomar são com as verduras, pois deverão ser bem lavadas.
Farinhada:
A farinhada pode ser encontrada facilmente em lojas especializadas em aves e pássaros, e deverá ser dada de 2 a 3 vezes pôr semana no período de manutenção e diariamente no período da muda de penas e reprodução. Não deixar a farinhada disponível pôr mais de 6 horas, pois ela se deteriora. Cuidado para não deixar as aves obesas, pois elas dificilmente procriam quando muito gordas.
Areia:
Os criadores sabem que as aves em geral não possuem dentes. Como nos curiós, o processo de digestão ocorre quando os músculos da moela se contraem triturando os grãos de alimentos ingeridos; e é nesse processo que a areia desempenha um papel fundamental. É a areia que permite a "trituragem" que antecede à digestão e proceda de maneira completa, permitindo que a ave possa extrair do alimento todo o seu valor nutritivo. A areia que é ingerida pela ave vai para moela, fazendo às vezes dos dentes, ajudando a trituragem e digestão dos alimentos. Por esta razão o curió deve sempre ter à sua disposição areia própria para pássaros.
A areia deve permanecer diariamente, pois as aves saberão quanto e quando se alimentar.
Receita de Areia para complementação de minerais
40% de areia branca lavada 30% de casca de ovo torrada e moída
20% de casca de ostra moída
5% de carvão vegetal moído.
5% de sal grosso ( tipo churrasco)
Cedida por Isair Alves
Elaborada pelo
veterinário:
Dr. Edison Amorim de Castro

5º) MANEJOS:

No dia-a-dia – Maneja – se com, farinhada premiun CC-2030, mineral da
PRESTIGE, canjiquinha de milho, água filtrada e higiene absoluta.Na mistura de sementes, por quilo – 2 gramas de antifungo (PROPIONATO DE CALCIO ou similar) – 2 granas de MYCOSORB.Na farinhada, por quilo – 2 gramas de antifungo – 2 Gramas de MYCOSORB – 2 gramas de AMINOSOL pó – 10 gramas de farinhada de minhoca – 5 gramas de SPIRULINA.No mineral, por 2,5 quilos – 1 envelope de enterex.Na água de beber – AMINOSOL Líquido ou glicopan, uma semana por mês, conforme indicado - VITASOL COCCIDEX, 1 grama por litro de água, durante 3 dias, a cada e meses – BAYCOX, 20 gotas por litro de água, durante 3 dias, a cada 6 meses.Na muda de penas – MUTA-VIT, da ORLUX, conforme indicado.Depois da muda – AVITRIN VERMIFUGO, conforme indicado.Na reprodução – FERTI-VIT, da ORLUX, conforme indicado.

6º) ACASALAMENTO:

PRIMEIRO É PRECISO ESTIMULAR A FEMEA COLOCANDO O NINHO NA GAIOLA E FIAPOS DE SINZAL OU RAIZES FINAS NA GRADE DA GAIOLA.
FAZE O RECONHECIMENTO E NAMORO DO CASAL.
DE 3 EM 3 DIAS VC COLOCA A GAIOLA DO MACHO DA SUA PREFERENCIA AO LADO DA FEMEA QUE VOCÊ PRETENDE ACASALA COM ELE, PRA ELES SE VEREM POR ALGUMAS HORAS E SE ACUSTUMAREM UM COM O OUTRO, E DEPOIS ESCONDE LO NOVAMENTE,
3 DIAS DEPOIS FAZ TUDO NOVAMENTE, FAÇA ISSO ATE PERCEBER Q ELA ESTA SE ABAICHANDO ABRINDO AS ASAS E LEVANDO O RABO QUANDO ESCUTA ELE CANTAR SEM O VER, AI VC COLOCA A GAIOLA DO MACHO AO LADO DA GAIOLA DA FEMEA COM OS PASSADORES JÁ ABERTOS TAMPADOS APENAS COM UMA DIVISÓRIA DE MADEIRA PAPELÃO OU PVC, QUE EMPEÇA A VISUALIZAÇÃO TOTAL DO CASAL, QUANDO ELE CANTAR VC PUXA A DIVISORIA DE MANEIRA QUE Ñ ASSUSTE OS PÁSSAROS, O MACHO VAI PASSAR PARA A GAIOLA DA FEMEA PARA FAZER O ACASALAMENTO E RETORNARÁ PARA GAIOLA DELE IMEDIATAMENTE.
NESSE PERIODO VC DEIXAR AS GAIOALAS COMO ESTAM, SEPARADS APENAS COM ADIVISORIA PARA ALGUMAS HORAS DEPOIS FAZER O ACASALAMENTO NOVAMENTE POR MAIS DUAS VEZES TOTALIZANDO TRES CRUSAMENTOS.

Por, Junior Floquet

Um detalhe que devemos salientar é que a fêmea pode vir a bater no macho após a gala. Por esse motivo, criadores profissionais utilizam gaiolas especiais para acasalar. Uma chamada de gaiola galadeira, é utilizada para fazer o acasalamento, essa gaiola fica acoplada na gaiola criadeira da fêmea e assim quando acopladas, uma pequena abertura na gaiola do macho e da fêmea permite ao macho no momento que a fêmea pedir gala ele vá sozinho para a gaiola da fêmea e ao terminar a gala ele volta sozinho para a sua gaiola, porque a fêmea irá ficar agressiva após a gala.
Postura
Os Curiós botam na média de 1 a 3 ovos por postura, porém normalmente botam 2 ovos. Dificilmente botam 3 ovos.
MELHORANDO A SAÚDE E A RESISTÊNCIA DAS
FÊMEAS
Em maio/junho, após terminarem a muda de penas, as fêmeas poderão ser soltas, todas juntas, num grande viveiro, parcialmente coberto ou que possa ser coberto todas as noites para que fiquem expostas às variações da natureza tais como: sol, chuva, vento, calor, etc.…Isto reativará ou aumentará a resistência natural das fêmeas, fortalecendo-as para o próximo período de postura e parte desta melhora na saúde, será transmitida geneticamente para os filhotes.

7º) MUDA & VERMIFUGAÇÃO:

O período da "muda" inicia-se no mês de abril (com variações conforme a região brasileira), ocasião na qual o criador prepara os casais reprodutores para o chamado "ciclo reprodutivo", cujo sucesso dependerá primordialmente desta fase.
As fêmeas deverão estar dispostas e acomodadas de maneira que possam estar visualmente próximas, de forma que se observem, umas as outras, salientando que, em sendo assim, as gaiolas deverão estar sem a proteção das capas ou divisórias.
Observa-se que este procedimento é aplicável tanto na criação comercial quanto na doméstica.
Este processo busca uma aproximação bastante coerente ao modelo do
seu "habitat" natural, onde, nesta época da "muda", esta espécie em liberdade,aglomera-se sabiamente em verdadeiras colônias, no sentido da busca à proteção, considerando ser período de inverno.

Medicação Preventiva

Logo no início da 'muda", administra-se 3 gotas de "Ferro-SM" em 50 ml de água, por um período de 15 dias consecutivos, adotando-se, após esse período, um intervalo de 7 dias e, na seqüência, retornando à dose inicial
por um período de mais 7 dias.
Após esta profilaxia, as fêmeas deverão estar na fase "seca da muda". Assim, entrarão em descanso por 15 dias e, a seguir, receberão o "Aminosol" por um período de 10 dias consecutivos, na dose de 4 a 5 gotas adicionadas no bebedouro de 50 ml.
A critério individual, o "Aminosol", poderá ser administrado ainda na "broa" ou "farinhada", na dose de duas colheres (sopa) rasas, para cada 1 kg da mistura desejada.
Após a "seca da muda" -; fase que normalmente ocorre no final de maio - início de junho, procede-se a novos cuidados preventivos profiláticos.
Julho

É a fase ideal para se vermífuga o plantel, utilizando-se o vermífugo da sua preferência e segui a sua quantidade exata de gotas.

8º) ENCARTE E TREINAMENTO DE CANTOS:

Cientificamente as bases do futuro canto são aprendidas principalmente entre o terceiro e o décimo sétimo dia de vida. Nesta fase, ouvir as fêmeas solteiras, outros filhotes, pequenos defeitos em qualquer cantada do pai ou qualquer outro Curió, mesmo que, ao mesmo tempo esteja ouvindo a fita ou disco ou CD para o aprendizado, poderá influenciar o filhote de forma negativa e irreversível por toda vida. São 3 os estágios de aprendizado: Engriza ou churria Marcar notas Assobia Tão logo o filhote aprenda comer sozinho, ele dever ser colocado na sua gaiola ( preferia gaiola núm. 5, que possibilita ao pássaro mais espaço para voar e não apenas pular com nas gaiolas menores, facilitando a capacidade pulmonar e portanto de CANTAR e REPETIR) e levado para um ambiente onde ouça unicamente a fita, Cd ou disco ( lembre-se que dificilmente encontramos um MESTRE que vez por outra não apresente alguma falha e, como as crianças, o Curió aprenderá mais facilmente as "besteiras"). Recomenda-se nos primeiros 30 dias após o "desmame" ou até comerem a marcar notas, tocar de 30 em 30 minutas a fita, CD ou disco , sem repetição facilitando assim o aprendizado do BÊABA do canto Praia Clássico. Quando ele começar a marcar notas ( uma espécie de churriado porém com "altos" e "baixos" ) pode-se ficar à distância ou gravar a marcação de notas dele para depois ouvir, analisar e tentar detectar quais as NOTAS que faltam. Lembre-se que ele deve aprender as 7 NOTAS do canto Praia, mesmo que elas estejam fora da seqüência correta. Caso falte alguma nota, o EDUCADOR deve providenciar uma fita especial que dê ênfase à nota que falta e tocá-la alguns dias, apenas o suficiente para ele aprender e incluir a nota que falta, o que normalmente ocorre no máximo em 25 dias. Logo após, esta fita especial e específica para este aprendizado NÃO deve ser mais utilizada, para que o curió não aprenda a cantar dando ênfase em uma determinada nota. Caso o educador tenha mais pardos, o filhote que começar a marcar nota deve ser deixado longe dos demais que ainda estão churriando, porque senão os demais "amarrarão" a sua evolução. Isto se deve ao fato de que todos os Curiós tende à ir para o canto mais fácil e neste caso, permanecer churriando, é mais fácil do que marcar notas. O Curió deve ser mantido no seu "prego" até a MUDA DE NINHO, que ocorre por volta dos 4 meses de vida. Neste período ele não deve ser tirado de casa, nem colocado na janela, nem estimulado a cantar, nem passear de carro nem mesmo para mostra suas qualidades para os amigos. ESTE É UM PRÍODO CRÍTICO DE APRENDIZADO e, mesmo colocá-lo na janela de casa pode estimulá-lo a cantar muito cedo e portanto facilitando a IMPERFEIÇÃO. Também NÃO se deve usar a CAPA para calar o Curió, basta usar o controle das cortinas de casa para mantê-lo em local não muito escuro, nem muito iluminado. Lembre-se que o Curió muito "churrizador" normalmente tem mais dificuldade em aprender canto, portanto não se preocupe se o seu filhote não estiver churriando muito.
Após ficar completamente preto, o Curió poderá ao melhorar significativamente o seu canto e mesmo assim, tendo aprendido um canto eletronicamente, ele poderá a perder gradualmente algumas notas do seu canto. Infelizmente não é verdade a afirmação de que " na muda de pena vou melhorar o canto do meu curió" porque, se depois de preto já tem uma imensa dificuldade para melhorar o canto, o Curió aprende canto demandando, ou seja, cantando e ouvindo outro Curió. O problema é que entre 2 Curiós demandando, o que possuir canto melhor ( e portanto mais difícil) tenderá a "copiar" o canto do outro Curió, pois é mais fácil para ele cantar.
A FITA, CD OU DISCO
Todo criador deve tocar a fita, CD ou disco da modalidade de canto de sua preferência. Também é imprescindível o aparelho de som estar conectado com um TIMER possibilitando um melhor controle do tempo de funcionamento do aparelho e evitando, assim o Stress do som intermitente e preservando a vida útil do aparelho. Lembre-se que quando entramos em um local com som ambiente, à princípio percebemos o som e após algum tempo, não notamos mais. O tempo de silêncio serve para que o Curió volte a perceber o canto quando a fita voltar a tocar. Para diminuir a possibilidade dos Curiós ouvirem algum outro canto que lhes estrague o aprendizado, recomenda-se que se ouça rádio, TV ou qualquer outro som ininterruptamente, de manhã até à noite. Tudo isto também vale para os educadores do filhote e deverá ser usado por toda a sua vida, para que queiram MANTER UM CURIÓ DE QUALIDADE. Procure informações com grandes criadores de curiós de canto, pois eles tem montagens de canto próprio para ensinar os filhotes. Evite as fitas comercias, elas voltadas são para divulgação do canto e não para aprendizagem dos filhotes. Caso a pessoa possua um curió mestre, o desgaste no aprendizado dos filhotes será bem menor, pois o filhote sempre dá preferência a um canto ao vivo e original do que a um som gravado. Deve-se deixar o mestre cantar para o filhote e nunca o filhote cantar para o mestre, cuidado para sobrecarregar o mestre com muitos filhotes. procure sempre um veterinário.

9º) CORREÇÕES DE CANTO:

Os defeitos adquiridos por um curió, são oriundos de 2
locais:
1 - ambiente de criação.Causado por galadores e fêmeas
cantando no mesmo ambiente, muito difícil de ser
corrigido, mas não impossível!!
2 - ambiente de educação de canto. Ocasionado por fitas
de má qualidade, mal editadas, problemas mecânicos no
aparato sonoro( toca fita/ Cd), defeito no alto falante,
aves vizinhas, locais de reverberação, etc.
Para a correção é primordial que observe quando o curió
emite com mais freqüência o defeito, cantando quente ou
frio:
QUENTE - Procurar um local onde o curió fique mais calmo
e utilizar fita, Cd ou de preferência um mestre para
que, através da demanda de canto, o defeito seja
corrigido. Aconselho a troca de fita, pois às vezes, só
o fato da troca, já ajuda bastante!
FRIO - Tentar "esquentar" com passeios e até com fêmeas
para que quente, comece a demandar com a fita ou Cd e
assim, estirpe o defeito.
Alguns Curiós que cantavam o canto completo e que "perderam" alguma nota foram recuperados da seguinte forma: Colocar junto da sua gaiola uma outra gaiola com uma fêmea. Aumentar o volume da fita, CD ou disco, porque quando o curió está "quente" ele presta muito mais atenção à fita. Após 2/3 dias, separá-los novamente. Com a separação, o curió ficará extremamente nervoso e provavelmente cantará "errado" por 3 / 4 dias. Não se preocupe porque depois, gradualmente ele se acalma e ÁS VEZES volta à cantar COMPLETO, inclusive com a nota que havia sido desaprendida.
Mesmo que vc siga estas dicas, pode ser que o defeito
não desapareça, mas faz com que vc aprenda a manejar seu
curió, a tal ponto que o defeito fique maquiado.
LEMBRETE:
Quem quiser manter curiós com qualidade de canto NÃO deve ter outros pássaros, à exceção da sabiá.
TROCANDO A FITA OU CD
Por diversas razões, às vezes o curiozeiros pode querer trocar a fita, se após a mudança, o curió começar a "cortar" o canto e continuar assim até o 2/3 dia, deve-se voltar a fita anterior porque, por alguma razão, o curió não aceitou a nova fita.
APARELHO RESPIRATÓRIO
O Curió possui 9 sacos aéreos que devem ser constantemente exercitados. Por isso quando um Curió manso fica voando de um lado para outro na gaiola, parecendo assustado, ele está na verdade tentando não atrofiar a sua capacidade de voar e todas as funções ligadas aos 9 sacos aéreos, que incluem a capacidade de respirar e de cantar. Assim sendo, recomendo colocar o curió em uma VOADERIA ( espécie de gaiolão de criação, porém com a parte superior abaulada) logo após completarem a muda de penas e deixar ali até o início da época dos torneios. No início deste processo, é infelizmente normal que o curió não consiga voar mas, tão logo ele readquira esta capacidade , convém deixá-lo na voadeira apenas com dois poleiros, um em cima com comida e outro embaixo com a água, para forçá-lo a exercitar vôo. São conhecidos casos onde curiós que foram repetidores e deixaram de repetir, readquiriram esta qualidade quando exercitados na voadeira por um período compatível como tempo que ficaram digamos "atrofiados". O curió aspira nos QUIM QUIM e expira nas batidas de praia TUÉ TUÉ. Por isso quanto mais batidas de praia um curió emitir, melhor a sua capacidade pulmonar.
GRAVANDO O PRÓPRIO CURIÓ PARA ELE MESMO OUVIR.
Por alguma razão, ainda não compreendida por nós, TODAS as tentativas de gravar o canto determinado curió para ele mesmo ouvir, tem sido DESASTROSAS. Mesmo quando canta perfeito, o curió ao ouvir uma fita dele próprio, vai perdendo gradualmente a qualidade do seu canto porem, a fita do canto de seu curió poderá ser tocada para ensinar outro curió e Ter o mesmo efeito das fitas comerciais ou até melhor tudo depende da qualidade do canto de seu curió assim como da gravação ( consulte um juiz de canto) Quem estiver atento, perceberá que muitos curiozeiros mantém SÁBIAS cantando junto com seu Curió.

10º) DOENÇÃS & TRATAMENTOS:

Ácaro de penas:
3 gotas de desinfetante na banheira, por 5 dias.
QUANDO A AVE APRESENTAR UM DE SEUS DEDOS ENDURECIDOS, O QUE PODE SER?
Esse problema quase sempre é oriundo de ocorrências do tipo - poleiro liso e aí unhas crescem demasiadamente e o pássaro se engarrancha na grade por isso traumatiza as articulações dos dedos; o mais susceptível é o dedo traseiro - pode ser que seja isso que tenha acontecido - se for, o criador terá que cortar as unhas e verificar os poleiros no sentido de não deixá-lo liso; é uma sugestão.
Aloísio Peccini Tostes
Piolhos, como acabar com eles.
Colocar 5 gotas de vinagre de uva branca na banheira e ir regredindo todos os dias
até zerar, exemplo no 1º dia 5 gotas, 2º 4, 3º 3, 4º 2 e finalmente 5º 1,
finalizando.
Segunda dica: 3 gotinhas de pinhosol só serve aquele puro (amarelinho) não
pode haver mistura, durante 3 dias na água de banho.
Fora isso aplicar o ivomec-puron da seguinte forma: usando-se de uma seringa
de insulina e uma agulha, pingar sobre a pele da coxa (não é injetar no
músculo e sim pingar), uma gotinha apenas do ivomec-puron, basta uma vez,
atentando para um detalhe retirar por um período a banheira evitando que se
banha, caso contrário pode haver problema
COMO RESOLVER O PROBLEMA DAS FORMIGAS
Seria providencial a identificação correta do tipo de formiga que o aflige, ou melhor, que aflige os pássaros, pois poderia certificar-me se são as mesmas que ocorrem aqui na Bahia e que após muitos aborrecimentos desenvolvemos um método de combate muito eficaz, sem contudo prejudicar os nossos pássaros. As formigas que o amigo descreve parece-me que são as Formigas Açucareiras ou as Formigas Faraós (Monomorium pharaonis) comuns em nossas residências e que atacam alimentos ricos em proteínas e açucares, entretanto pelo seu relato deve tratasse de espécie afim, já que temos no Brasil cerca de 15.000 espécies diferentes. O processo consiste no desenvolvimento de um repelente odorífero que exerce sobre os ditos insetos um poder devastador sem contudo causar qualquer dano aos nossos pássaros. O problema é encontrar a forma correta de usa-lo conforme cada caso.
O principio ativo ou repelente é o Cravo da Índia, especiaria muito usado em doces em cauda e compotas de nossas frutas, o processo de uso experimentado por mim com sucesso foram três que relato a seguir:
1. Espalhe alguns Cravos da Índia em volta do vasilhame contendo a Farinhada, as formigas somem imediatamente, entretanto alguns curiós ressentem-se com o odor e não comem a farinhada. Outros não se importam e bicam o Cravo comendo-os. Este fato levou-me a tritura-los no liquidificador e espalhar o pó na gaiola, resolveu em parte porque algumas matrizes não aceitaram o cheiro do cravo.
2. Cozinhe em Banho Maria com fogo Baixo por no mínimo quatro horas 150 gramas de Cravo da Índia em ½ litro de Óleo Nujol até que o óleo fique da cor de Vinho Tinto puxado a cor de café, em seguida coe em peneira fina para separar os cravos do Nujol que agora foi transformado em Óleo de Cravo da Índia.
Umedeça uma flanela com este Óleo e aplique nas paredes em volta das gaiolas formando “Ilhas” ou seja, as gaiolas das paredes são circundadas pelo óleo que não precisa escorrer, nem ser colocado muito próximo das gaiolas. Formamos uma espécie de circulo de proteção ao passar a flanela úmida nas paredes. A eficiência deste método é total.
3. Compre em uma Drogaria a essência do Cravo da Índia e pingue algumas gotas em um recipiente contendo Vaselina Sólida e misture para impregna-la com o aroma do Cravo. Em seguida unte com a vaselina os pés das gaiolas que ficam nas prateleiras ou ganchos das que ficam penduradas.

Gilson-BA.

MONTAGEM & ADAPITAÇÕES

Junior Floquet